Italia

Tudo (ou quase) sobre Roma

Como mudei de dominio, perdi muita informação relativa ao meu ano que vivi em Roma, portanto decidi fazer um novo post, quase um guia para ajudar aquelas pessoas q vão viver em Roma ou simplesmente passear, mas que para além dos sitios turisticos  gostam de ir a sitios mais alternativos. Algumas coisas poderao ter mudado, porque eu vivi em 2008/2009 por isso peço desculpa se houver algum erro.

• Lingua/Idioma

Vir para Italia estudar é relativamente fácil para quem fala Portugues, Espanhol, Frances, pois somos linguas muito parecidas e com algum arranhanço conseguimos entender, já para os alunos do Norte da Europa e Leste torna-se mais dificil.

Contudo é ERRADOOOOOOO pensar que chegam aqui e entendem tudo e é numa boa, porque na realidade demora umas 2 semanas a 1 mes a comecarmos a falar e a entender o que nos dizem, e ao chegarmos a um pais para viver precisamos de comecar a procurar casa entao ai precisam mm de italiano, porque senao vao ter conversas tipo BEBE…  ATENCAO: Maior parte dos italianos não fala Ingles, ou seja ou se fala em italiano ou entao… ciao…

Fica aqui uma lista de cursos rápidos em Lisboa e outros em Italia:

htto://www.ccl.pt

http://www.scuolaleonardo.com/

http://www.torredibabele.com/it/

http://www.europe-cities.com/en/589/italy/rome/language-schools/

• Estudar

Eu cheguei a Roma, meio por acaso, porque nunca fora a minha primeira escolha num intercambio de estudantes (Erasmus), queria muito muito ir para o Norte da Europa, onde tudo é diferente (desde uma simples ida ao supermercado até ao alugar uma casa). Para quem nao sabe o Erasmus é um programa de intercambio que se efectua na Europa entre alunos de varias universidades, e é nos concedida uma bolsa para aguentar os gastos básicos, mas que é sempre insuficiente.

Qualquer aluno pode concorrer a este programa, desde que esteja inscrito numa Universidade Europeia e fazendo uma Licenciatura (Undergraduate) ou Mestrado Integrado (Post-Graduate).

Não é necessário fazer qualquer exame de Lingua, tipo TOEFL ou IELTS como é exigido em muitas das universidades Inglesas para quem não tem como lingua materna o ingles. Contudo se quiserem a aprender por voces proprios o básico do básico, so para nao chegar lá e não andar as aranhas, é muito bom.

Há duas maneiras de concorrer a este Programa, uma é como Aluno Independente, onde  aluno trata de tudo, vê a sua equivalencia dos creditos universidades, etc, etc, contudo poderá abilitar-se que ao regressar À sua universidade, não lhe concedam todas as equivalencias e terá que repetir outra vez um ano, ou seja em vez de 5 anos na universidade passam a 6 anos e repetir matéria nunca é nada bom ):

A outra maneira é através do Gabinete de Relações Internacionais da sua Universidade, que tratam de todo o processo de equivalencias, para não ter qualquer problema e o aluno so tem mesmo que se preocupar de encotrar habitação no pais para onde for viver

Nota:

Atenção o Aluno poderá escolher fazer 1 semestre apenas ou 2 semestres;

Portanto se voce pretende estudar em Setembro as candidaturas começam em Março/Abril quase 6 meses antes

Informações sobre Erasmus (Intercambio de Estudantes):

http://ec.europa.eu/education/external-relation-programmes/doc72_en.htm

http://www.esn.org/

Universidades em Itália – lista de universidades italianas por cidade

• Trabalhar/Estudar


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: